Aline Guedes
O Comitê Técnico Científico do Encontro Regional Nordeste da Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010) se reuniu na segunda-feira, dia 19 de julho, em Recife (PE), para concluir e consolidar o documento que contém as propostas de políticas públicas para o Semiárido Brasileiro, a ser apresentado no evento internacional, marcado para o próximo mês de agosto, em Fortaleza (CE).
O Grupo de Trabalho (GT) esteve formado por representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Instituto Nacional do Semiárido (INSA\MCT), Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco (SRH\PE), Agência Pernambucana de Água e Clima (APC), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), além das Universidades Federal e Estadual de Pernambuco (UFPE e UPE).
A intenção do Comitê é não deixar que as sugestões elencadas na ICID Regional, ocorrida no último mês de junho, sejam caracterizadas apenas como um diagnóstico, mas fortalecer esses temas e levá-los à discussão em mesas de diálogo, dentro da ICID Internacional. É o que assegura a coordenadora da reunião, Anastácia Magalhães. "O documento-referência será socializado durante o evento, em Fortaleza, com o intuito de se formular políticas públicas efetivas e garantir a governança das mesmas para o Semiárido Brasileiro" - disse ela.
Já o diretor do INSA, Roberto Germano Costa, enfatizou que a discussão do tema foi sugerida devido à sua importância para a Região, "sendo esta, inclusive, uma das metas contidas no Plano de Ação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)" – frisou.
Durante a ICID, também serão realizadas outras mesas de diálogo, levando-se em consideração seu caráter político e operacional. Dentre outras instituições a serem convidadas está a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e a Agência Nacional de Águas (ANA).
Saiba mais sobre a ICID 2010 na página http://www.icid18.org/